Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sábado, 25 de março de 2017

Tirando o amarelado do Dreamcast!


Muitos consoles branco com o tempo começam  apresentar um amarelado que fica muito forte dando uma aspecto de console velho e mal cuidado, mas isso não é uma realidade eu mesmo tenho meu Dreamcast há muitos anos e ele e o xodó de minha coleção de consoles porém um dos controle começou a amarela e ficar com um aparência exatamente como o da imagem acima (esta imagem foi retirada da internet não é o meu console), pesquisei e vi vários tutoriais ensinando a como clarear o console, alguns ensinavam a fazer um composição com vários produtos, porém alguns me chamaram a atenção pela simplicidade e resultados que pareciam milagres.




O Produto milagreiro que os tutoriais apresentavam era apenas água Oxigenada, em todos os tutoriais eles diziam que o volume teria que ser entre 30 ou 40, então resolvi tentar a sorte e fui ao mercado perto de casa, mas para minha surpresa não tinha água oxigenada no volume que aqueles tutoriais ensinavam somente tinha a água no volume 10 cremosa a mesma da foto acima, mas resolvi comprar mesmo assim para fazer teste.




Aviso Importante:
Antes de ir aos procedimentos gostaria se salientar que não sou responsável por qualquer dano que possa ocorrer no procedimento já que ele exigira que o console e os controles sejam desmontados  também não aconselho que seja feito com o console ou controle montados já que o console vai ter que ir para o sol e todos sabem sol e componentes eletrônicos não são uma combinação perfeita, nos não ensinamos tutoriais por esse motivo não queremos incentivar ninguém a desmontar ou modificar seus consoles, esta é uma exceção pois não vamos alterar nenhum componente do console ou do controle e o resultado me deixou muito satisfeito se você tiver segurança em si mesmo ou já sabe desmontar o console ou controle vamos ao tutorial . 

Procedimentos:
Tanto o console quanto o controle deve ser desmontado e devemos ter em mãos as ferramentas necessária, no caso do Dreamcast somente uma chave philips eu recomendo aquela que tem a ponta magnética, o controle do Dreamcast apesar de ser robusto ele ainda é fácil de ser desmontado porém se você tiver qualquer duvida vai desmontando e tirando fotos por partes assim não á perigo de amontar errado, isso também vale para o console, depois de tudo desmontado limpe bem a carcaça para tirar toda a sujeira ou pó e seque bem, leve a carcaça ao sol e comece a passar a água oxigenada com um auxilio de um pincel deixe a carcaça com o produto deixe 30 minutos  no sol após isso volte e passe mais água oxigenada espalhe bem passe nos cantinhos mais difícil acesso para ter um resultado uniforme, repita de 4 a 5 vezes em intervalo de 30 minutos lembrando que o tempo todo a carcaça do console ficou no sol, você vai ficar satisfeito durante o processo pois o clareamento começa já após a segunda mão, no fim do processo lave a carcaça com uma esponja e detergente e só secar bem e montar.

Observações: O console não pode ir ao sol sem desmontar assim como controle e outros acessórios que possui componentes elétricos por isso deve-se desmonta-los assim somente a carcaça irá para o sol sem contar que mesmo cremosa a água oxigenada e um liquido que não pode entrar em contato com partes eletrônicas isso pode danificar o aparelho, por fim este processo eu fiz com água oxigenada volume 10 e sim deu certo mas se você quiser tentar com um volume maior pode fazer sem problema.

Esclarecimento: Não postei a foto do meu controle que estava muito amarelado pois eu peguei uma água oxigenada abaixo do que os tutoriais ensinavam e muitos diziam que para ter um bom resultado teria que ser o volume 30 ou 40 assim quando peguei o volume 10 não acreditei que iria resolver o amarelado, assim não tirei foto do processo pois eu estava só testando e sim deu muito certo. Segue abaixo a foto do meu controle com o resultado final:



Vale apena lembrar que este controle acima estava bem amarelado igual a imagem no inicio do post, este controle usei água oxigenada volume 10, eu comparei com o outro controle meu ele ficou mais branco que o outro que eu achava que estava claro, então resolvi comprar a água volume 40 para testar no outro controle para ver se iria dar diferença, passei e o resultado foi que clareou sim mas o resultado final foi o mesmo do primeiro que foi usado a água oxigenada volume 10 segue abaixo o resultado e a comparação dos dois controles:





Este procedimento pode ser feito em qualquer console claro, eu também usei desta mesma técnica para um controle do N64 que estava escuro parecendo que tava encardido e mesmo sendo cinza ele ficou muito bom ficou como novo, também usei esta técnica para clarear o encaixe do controle do Super Nintendo e funcionou muito bem, se você tem um console amarelado ou com aspecto encardido este procedimento e recomendadíssimo mas lembrando do aviso acima deste post, não recomendamos se você não sabe abrir e não tem confiança o bastante para tentar abrir por isso não nos responsabilizamos e por isso não explicamos como que faz para desmontar para ninguém se sentir encorajado a desmontar seu console, espero que tenham gostado do post até a próxima!!!! 


      

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde, Evandro!

      Então você passou apenas a água oxigenada cremosa no volume 10, certo?

      Vou testar no meu e te envio as fotos do antes e depois, que tal?

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Guedes tudo na paz? Isso mesmo usei somente água oxigenada volume 10 faz o teste e manda as fotos que publico aqui valeu e um grande abraço!

      Excluir
  2. Muito bacana, vou tentar no meu futuramente.
    Aliás, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. If i could just translate that to English.

    ResponderExcluir